A rede sem fio de sensores, chamada Waza, foi projetada e desenvolvida pela Marinha iraniana com o objetivo de coletar informações subaquáticas, segundo o The Jerusalem Post.
Os iranianos afirmam que a rede de sensores submarinos foi desenvolvida pela ciência e é uma das tecnologias mais avançadas do mundo, utilizada apenas pelos países mais avançados, declarou Teerã.
Com forças terrestre e naval inferiores às de países inimigos, como Estados Unidos, o Irã investe no seu poder submarino, já que possui diversas classes diferentes, tendo muitas delas sido construídas pela Rússia há décadas e ainda sendo capazes de se aventurar em águas distantes.
Além disso, o Irã implantou minas e torpedos em seus submarinos, além de novas tecnologias que podem ajudar a revelar as "forças terroristas ocultas sob o comando de grandes potências" escondidas nas águas iranianas.
Anteriormente, o Irã utilizou suas tecnologias para abater um drone Global Hawk dos EUA que estava sobrevoando a costa iraniana.
O Irã segue demonstrando seu avanço tecnológico, através de testes e demonstrações envolvendo mísseis de cruzeiro, novas embarcações, drones de vigilância e outros equipamentos militares.