Recorde-se que, em 25 de novembro de 2019, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) proclamou o dia 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa.
Contudo, o dia já era comemorado na mesma data como Dia da Língua e da Cultura Portuguesa por iniciativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), relembra o portal Sapo.
A celebração de hoje (5) resulta de uma parceria entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a CPLP, a representação portuguesa na UNESCO, a ONU News e o canal público português RTP, e será transmitido no canal YouTube do Instituto Camões.
Serão difundidas mensagens, entre outras, do secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, do presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro português, António Costa, e do chefe de Estado de Cabo Verde e presidente em exercício da CPLP, Jorge Carlos Fonseca.
O evento contará igualmente com a presença de cerca de duas dezenas de outras personalidades lusófonas, incluindo escritores, músicos, cineastas ou cientistas.
Adriana Calcanhoto e Ivan Lins participarão do evento, havendo ainda outras iniciativas nos vários países lusófonos, incluindo no Brasil, refere o portal Brasil Escola.
O português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, ou seja, 3,7% da população mundial, e encontra-se entre as sete línguas mais faladas do mundo.
É a língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), bem como da Região Administrativa Especial de Macau, na China.
É igualmente língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana ou o Mercosul.