Durante a conversa telefônica, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, referiu a contribuição decisiva da União Soviética na libertação da Europa do nazismo, foi destacada a importância de preservar a verdade sobre a guerra, anunciou a assessoria de imprensa do Kremlin.
"Foi salientada a importância fundamental de preservar a verdade sobre os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, combatendo as tentativas de revisão de seus resultados e a falsificação da história. Neste sentido, Benjamin Netanyahu referiu a contribuição decisiva do Exército Vermelho à causa da libertação da Europa e derrota do nazismo", lê-se no comunicado.
Durante a conversa telefônica que decorreu nesta sexta-feira (8) entre a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente russo, Vladimir Putin, ambos os líderes manifestaram consenso em que a memória da guerra deve ser preservada para sempre, informou o representante oficial do Conselho de Ministros da Alemanha, Steffen Seibert.
"Ambos [os líderes] honraram a memória de milhões de vítimas e recordaram o incomensurável sofrimento ao qual levou a guerra travada pela Alemanha nazista", notou Seibert.
Presidente russo felicitou por ocasião do 75º aniversário da vitória sobre o nazismo e conversou com o chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, destacando que "este aniversário é patrimônio comum dos nossos países".
"Vladimir Putin enfatizou particularmente que a Rússia nunca esquecerá o feito dos pilotos do esquadrão de caça Normandie-Niémen que lutavam na frente soviético-alemã", aponta a assessoria de imprensa do Kremlin.
No 75º aniversário da libertação da Europa do nazismo, Putin se dirigiu com uma mensagem aos austríacos. O canal de televisão local ORF2 transmitiu a mensagem de vídeo do presidente russo.
Líder russo agradeceu ao chanceler da Áustria, Sebastian Kurz, observando que foi ele quem convidou Putin a dirigir-se ao povo austríaco em homenagem à vitória sobre o nazismo.
Presidente russo enviou também uma nota de felicitações ao premiê britânico, Boris Johnson, por ocasião do Dia da Vitória, qualificando a cooperação entre os países naquele tempo de inestimável e também necessária nos dias de hoje.
Além disso, o chefe de Estado russo felicitou os líderes dos países da Comunidade dos Estados Independentes (CEI).
Rússia comemora no próximo dia 9 de maio os 75 anos da vitória sobre os invasores nazistas. O tradicional desfile militar por ocasião do Dia da Vitória foi adiado neste ano no contexto das medidas contra a pandemia do novo coronavírus. No entanto, no dia 9 de maio terá lugar um desfile aéreo de aviões e helicópteros.