De acordo com o presidente, o Exército russo deve sempre ser capaz de responder a qualquer ameaça, protegendo a soberania do país e agindo de acordo com os interesses nacionais da Rússia.
Para atingir tal objetivo, Putin afirmou:
"Continuaremos a desenvolver e a aperfeiçoar as Forças Armadas. Sejam quais forem as circunstâncias, realizaremos os planos estabelecidos de fortalecimento de todos os ramos das tropas, fornecendo as armas e equipamentos mais avançados, inclusive sistemas estratégicos de [mísseis] hipersônicos de alta precisão, que não possuem análogos no mundo, sistemas de combate automáticos e não tripulados".
A fala do presidente foi publicada no site do Kremlin.
Novos exercícios
Entre os planos do governo para a Defesa do país, Putin ressaltou intensificação do treinamento militar.
"Gostaria de ressaltar que nos próximos anos será necessário aumentar a intensidade dos exercícios militares, incluindo o treinamento de novas formas de interação entre as tropas durante inspeções surpresa, usando as tecnologias mais avançadas, que determinarão a imagem futura do Exército e da Marinha", acrescentou.
A mensagem do mandatário russo foi transmitida a propósito do Dia da Vitória na Grande Guerra pela Pátria (parte da Segunda Guerra Mundial, compreendida entre 22 de junho de 1941 e 9 de maio de 1945 e limitada às hostilidades entre a União Soviética e a Alemanha nazista e seus aliados).