O Ministério da Defesa da Turquia anunciou a fase inicial da operação em Haftanin durante a noite em sua conta oficial do Twitter.
Segundo o ministério, as tropas turcas já haviam sido posicionadas no local para "neutralizar o PKK e outros grupos terroristas que ameaçam a segurança do povo turco e suas fronteiras". Na operação, foram utilizados aviões, helicópteros T129 ATAK e drones de combate.
Halkımızın ve hudutlarımızın güvenliğini tehdit eden PKK ve diğer terörist unsurları etkisiz hale getirmek maksadıyla; Hava Kuvvetleri, ateş destek vasıtaları, ATAK Helikopterleri, İHA ve SİHA’larla desteklenen Komandolarımız, hava hücum harekâtıyla bölgeye intikal etmişlerdir. pic.twitter.com/hDJfsncxet
— T.C. Millî Savunma Bakanlığı (@tcsavunma) June 16, 2020
Segundo o porta-voz do Partido da Justiça e Desenvolvimento, Omer Celik, a operação é realizada com base no direito legítimo do país à autodefesa e de acordo com o direito internacional.
"A Turquia continua sua luta contra os terroristas usando os direitos baseados no direito internacional [...] É nosso direito e dever natural combater terroristas que atacam nossas fronteiras, cidadãos e forças de segurança", afirmou Omer Celik.
Momento antes do início da operação aérea, unidades de artilharia implantadas na região dispararam contra alvos próximos das forças curdas. Todos os alvos foram atingidos, segundo os militares turcos.
Bakan Akar ve TSK Komuta Kademesi, başarıyla devam eden #Pençe-Kaplan Operasyonu’nu Kara Kuvvetleri Harekat Merkezi’nde sevk ve idare ediyor. pic.twitter.com/PLDCkv27H8
— T.C. Millî Savunma Bakanlığı (@tcsavunma) June 16, 2020
No dia 15 de junho, o Ministério da Defesa turco anunciou que a Força Aérea do país realizou uma importante operação aérea no norte do Iraque, destruindo 81 instalações curdas.
O comando conjunto das Forças Armadas do Iraque condenou a invasão da aviação turca, qualificando a ação como violação da soberania do país. O Ministério do Exterior do Iraque entregou uma nota de protesto ao embaixador turco.
Yurdunu Allâh’a bırak, çık yola
— ASLAN ERCİYES 🇹🇷 (@ErciyesYeni) June 17, 2020
Cenge! deyip çek ki, vatan kurtula
Böyle müyesser mi gazâ her kula
Haydi levend asker uğurlar ola#PenceKaplan🇹🇷#pencekaplanharekatı 🇹🇷🛩✈🚀🇹🇷👇 pic.twitter.com/62BaDNPtLe
O partido extremista de esquerda PKK, fundado na década de 1970, luta contra o governo de Ancara durante décadas, reivindicando a criação de uma autonomia curda no Sudeste da Turquia.