Turquia encontra reserva de 320 bilhões de metros cúbicos de gás, afirma Erdogan

© AP Photo / Burhan OzbiliciPresidente turco Recep Tayyip Erdogan (imagem de arquivo)
Presidente turco Recep Tayyip Erdogan (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Ancara se envolveu em uma disputa com Atenas no mar Mediterrâneo, em territórios marítimos reivindicados pela Grécia.

Nesta sexta-feira (21), o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou que seu país descobriu uma imensa reserva de gás natural – mais de 320 bilhões de metros cúbicos de gás no mar Negro.

"Agora, eu quero compartilhar boas notícias com vocês: a Turquia encontrou a maior reserva de gás natural de sua história no mar Negro", declarou o mandatário.

De acordo com ele, a descoberta também significa uma alta possibilidade de que outras fontes de gás também sejam encontradas na área.

Erdogan acrescentou que Ancara busca disponibilizar o gás do mar Negro para uso em 2023, prometendo acelerar as operações turcas no Mediterrâneo e salientando que não vai parar até que sua nação se torne uma exportadora líquida do recurso natural.

© Sputnik / Sergei Subbotin / Acessar o banco de imagensVista pelos estreitos do mar Negro Bósforo e Dardanelos em Istambul, Turquia
Turquia encontra reserva de 320 bilhões de metros cúbicos de gás, afirma Erdogan - Sputnik Brasil
Vista pelos estreitos do mar Negro Bósforo e Dardanelos em Istambul, Turquia

Tensões por recursos

Anteriormente, Ancara entrou em uma disputa com Atenas por reivindicar os mesmos territórios marítimos para exploração de gás. O líder turco afirmou que a embarcação Oruc Reis continuaria explorando o leste do Mediterrâneo até 23 de agosto.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала