Os caças supersônicos e furtivos de quinta geração devem ser enviados para uma base no estado norte-americano do Alasca. A informação foi revelada pelo senador republicano Dan Sullivan, que representa o estado no Senado dos EUA, em entrevista publicada pelo Instituto Polar do Centro Woodrow Wilson, nesta segunda-feira (14).
"Teremos mais de 150 caças supersônicos stealth de quinta geração localizados no Alasca", disse Sullivan.
O senador apontou que a força seria composta por caças F-35 e F-22 Raptors e que a implementação do primeiro porto em alto mar dos EUA dentro do Círculo Polar Ártico, no Alasca, seria uma mensagem para rivais de grandes potências, como Rússia e China. Sullivan afirmou ainda que os EUA estão seriamente comprometidos em projetar poder militar e proteger seus interesses na região do Ártico.
© AP Photo / Justin ConnaherSoldados dos EUA fazem treinamento com sapatos especiais para uso na neve, em treinamento chamado "Luz do Ártico", em 2012 (foto de arquivo)
Soldados dos EUA fazem treinamento com sapatos especiais para uso na neve, em treinamento chamado "Luz do Ártico", em 2012 (foto de arquivo)
© AP Photo / Justin Connaher
Em julho de 2020, o Departamento da Força Aérea dos EUA divulgou o documento "Estratégia do Ártico", que reconhece importância geoestratégica da região para projetar o "poder global" norte-americano. O documento cita tanto a Rússia quanto a China como "grandes potências" com influência no Ártico, dando especial atenção às atividades militares russas na região.