Segundo a Defesa turca, os autores do atentado tinham aparência civil e fugiram do local logo após a adoção de "medidas", não especificadas, pelos militares turcos.
İdlib gerginliği azaltma bölgesindeki 3,4,5,6,7,8 ve 9 numaralı gözlem noktalarımıza Esed rejimi tarafından yönlendirilen sivil görünümlü bazı gruplar yaklaşmış, 7 numaralı gözlem noktamıza saldırıda bulunmuş, alınan tedbirler sonrasında dağılmışlardır.
— T.C. Millî Savunma Bakanlığı (@tcsavunma) September 16, 2020
Alguns grupos de aparência civil, dirigidos pelo regime de [Bashar] Assad, se aproximaram de nossos postos de observação 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 na zona de desescalada de Idlib, atacaram nosso posto de observação número 7 e se dispersaram após medidas tomadas.
Fotos tiradas por um correspondente da Sputnik Árabe do lado de fora de um dos postos de observação mostraram manifestantes se reunindo, com algumas bandeiras sírias e palestinas hasteadas e retratos do presidente sírio, Bashar Assad, na frente de um grande portão preto.
Mais cedo, imagens divulgadas no Twitter supostamente obtidas de um dos protestos mostraram manifestantes reunidos do lado de fora de um dos postos, gritando contra a presença das forças turcas na Síria.
Em um dos vídeos compartilhados, os manifestantes aparecem fugindo de supostas bombas de gás lacrimogêneo que teriam sido lançadas pelos militares turcos.
⚡️#BREAKING
— SMM Syria (@smmsyria) September 16, 2020
📹#Turkey’s military sprayed tear gas at civilian protesting against #Turkish forces at #TSK post located near near Sarman village of #Idlib province pic.twitter.com/Ys92B9nV47
Militares da Turquia jogaram gás lacrimogêneo contra civis que protestavam contra as forças turcas no posto de TSK, localizado perto da vila de Sarman, na província de Idlib.
A Turquia enviou tropas para a Síria em diferentes oportunidades ao longo da guerra civil no país vizinho, alegando razões de segurança nacional e regional. No entanto, a presença de seus militares no território sírio não foi autorizada por Damasco nem pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.