"Os dois líderes discutiram a importância de buscar nossa visão compartilhada de um Indo-Pacífico livre e aberto, continuando a fortalecer a Aliança Estados Unidos-Japão e trabalhando juntos para fortalecer a economia global", disse a Casa Branca em comunicado.
Com uma crescente presença militar no mar do sul da China, Pequim preocupa seus vizinhos e está em litígio com países como Japão e Vietnã, informa a agência de notícias AFP.
O Parlamento do Japão elegeu Suga, 71, como o novo líder do país na quarta-feira (16). O novo premiê defendeu manter laços fortes com Washington e relações estáveis com China e Rússia.
Após a conversa por telefone, Suga disse à imprensa que informou Trump que a aliança com Washington é a "pedra angular da paz e estabilidade na região", informou o jornal japonês Kyodo News. Trump e Suga também falaram sobre a situação da Coreia do Norte. O líder japonês pediu apoio de Washington para pressionar pelo retorno de japoneses sequestrados por norte-coreanos nas décadas de 1970 e 1980, informou a Kyodo.