Senadores dos EUA querem sanções contra Turquia após relatos de esta acionar S-400 contra caças F-16

© Sputnik / Igor Zarembo / Acessar o banco de imagensSistema de mísseis S-400
Sistema de mísseis S-400 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Senadores dos EUA instam a administração Trump a impor sanções contra a Turquia, alegando que esta teria acionado os sistemas antiaéreos S-400, fornecidos por Moscou, para detectar caças F-16 da OTAN.

"Escrevemos sobre os relatos públicos de que a Turquia acionou os radares de seus sistemas de defesa antiaérea S-400, de fabricação russa, para detectar os caças norte-americanos F-16 que retornavam do exercício Eunomia, conduzido pela França, Itália, Grécia e Chipre no final de agosto [...] em resposta à agressão injustificada da Turquia no Mediterrâneo Oriental [...] Dadas estas informações, pedimos mais uma vez a imposição de sanções à Turquia, conforme exigido por lei", afirmaram o senador democrata Chris Van Hollen e o republicano James Lankford em uma carta ao secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.

Os legisladores pediram que Pompeo fornecesse informações até 14 de outubro sobre o possível acionamento dos sistemas S-400 pela Turquia para detectar os caças F-16 que retornavam do exercício Eunomia, e se também integrou o Link 16 de dados táticos da OTAN nos sistemas S-400, que, segundo dizem, poderia permitir à Rússia reunir informações sobre os aliados da OTAN, segundo a Reuters. 

© AP Photo / Ministério da Defesa da TurquiaCaminhão com partes do sistema de defesa antiaéreo russo S-400, em aeroporto próximo à Ancara (foto de arquivo)
Senadores dos EUA querem sanções contra Turquia após relatos de esta acionar S-400 contra caças F-16 - Sputnik Brasil
Caminhão com partes do sistema de defesa antiaéreo russo S-400, em aeroporto próximo à Ancara (foto de arquivo)

Anteriormente, foi relatado que Ancara posicionou os seus sistemas S-400 na província de Samsun, na costa do mar Negro, sugerindo que o acionamento fez parte de testes. As autoridades turcas não emitiram qualquer declaração oficial.

Em 2017, a Rússia vendeu os sistemas S-400 para Ancara, provocando indignação entre os aliados da OTAN, principalmente os EUA.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала