Desde a última terça-feira (6), bombeiros, brigadistas e voluntários trabalham no combate às chamas, que avançam sobre áreas do Parque Municipal da Rota das Cachoeiras e do Parque Nacional da Chapada Diamantina.
"Tem mais de cem pessoas entre voluntários, brigadistas. A gente está tentando combater o fogo, mas os focos retornam", disse a voluntária Geovana Ribeiro em entrevista ao Jornal Nacional da TV Globo.
O território queimado fica dentro de uma área de preservação ambiental (APA) que estava conservada há 20 anos. De acordo com os bombeiros, há indícios de crime nos incêndios, que começaram às margens de uma rodovia estadual e se propagaram para o Parque Municipal da Rota das Cachoeiras e para a Chapada Diamantina.
Inpe: tempo seco e calor favorecem novos focos de incêndio no Pantanalhttps://t.co/0OLMfMQOH2
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) September 5, 2020
Os fortes ventos e o tempo seco dificultam o trabalho de combate aos incêndios, que voltam a arder em locais onde o fogo já tinha sido controlado. Mais três aviões chegaram hoje (9) à região para ajudar na luta contra as chamas.
A Bahia tem registrado vários focos de queimadas nos últimos dias, principalmente nas regiões oeste e sudoeste, onde o clima está bastante seco e quente. A previsão deste final de semana é de chuva para toda a Chapada Diamantina, o que deve ajudar no combate ao fogo.