A Coreia do Sul tem capacidade para "responder e incapacitar imediatamente" a artilharia e os mísseis norte-coreanos caso sejam utilizados contra a nação sul-coreana, assegurou nesta terça-feira (13) o Ministério da Defesa sul-coreano, citado pela agência Yonhap.
As declarações surgem dias após a Coreia do Norte apresentar novos sistemas de armamento.
A Coreia do Norte exibiu seus novos mísseis, sendo os protagonistas do desfile militar celebrado na capital do país asiático neste sábado (10), no marco da comemoração do 75º aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores da Coreia.
Durante o evento, que contou com milhares de tropas, tanques e aviões de combate lançaram rojões e fogos de artifício. O líder do país, Kim Jong-un, advertiu que a Coreia do Norte "vai mobilizar por completo" sua força nuclear caso se sinta ameaçada.
Armas estratégicas
A celebração, rodeada por uma série de concertos e festivais, se converteu em fogo de atenção inclusive nos dias anteriores, devido à expectativa de especialistas de que o líder norte-coreano poderia mandar mensagens dirigidas tanto ao mundo exterior como à audiência nacional.
Ainda assim, analistas especularam sobre a demonstração de novas armas estratégicas por parte da Coreia do Norte.