Portal principal de histórico palácio de Harã é encontrado na Turquia (FOTO)

© Depositphotos.com / NeryxArqueólogo trabalhando no local com ferramentas
Arqueólogo trabalhando no local com ferramentas - Sputnik Brasil
Nos siga no
O portal principal do histórico palácio de Harã, descoberto no sudeste da Turquia, foi revelado após dois anos de trabalho.

As escavações no sítio arqueológico de Harã, um dos assentamentos mais antigos do mundo, já são realizadas há seis anos, segundo o Daily Sabah.

A equipe de escavação, liderada por Mehmet Onal do Departamento de Arqueologia da Universidade de Harã, Turquia, trabalhou no assentamento por dois anos. O portal principal do palácio, de 900 anos, foi agora mostrado ao público.

"Nós revelamos completamente um dos dois portais conhecidos do histórico palácio. O portal, de aproximadamente sete metros de altura, é feito de pedras de basalto", afirmou.

Além do portal, a equipe também descobriu inscrições em árabe em uma pedra de basalto, que segundo ele, contribuirão para estabelecer a datação da construção histórica de forma mais rigorosa.

Turquia: portal do Palácio de Harã de 900 anos é desenterrado

O palácio de Harã, com centenas de salas, é um dos raros exemplares de edifícios da Idade Média que sobreviveu nos países do Oriente Médio.

As primeiras escavações no local foram realizadas em 1950. O sítio arqueológico não é importante apenas pelas civilizações anteriores, "mas também por ser o local onde a primeira universidade Islâmica foi fundada", concluiu.

O sítio está localizado a 44 quilômetros a sudeste de Sanliurfa, próximo da fronteira com a Síria, tendo sido um entreposto comercial importante da Mesopotâmia. O local é um dos mais antigos da nossa civilização, sendo habitado desde 6.000 a.C.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала