Em sua live semanal transmitida através do Facebook, Bolsonaro assinalou que pretende usar a próxima reunião do BRICS para pedir uma audiência reservada com Vladimir Putin para falar sobre o caso Robson.
"A gente apela para o Vladimir Putin, se for o caso, converso com ele, vamos tentar sensibilizá-lo, acho que vai nos atender, porque ele [Robson] entrou de boa-fé [...] Temos uma reunião do BRICS, vou pedir uma audiência reservada com o senhor Vladimir Putin, tenho certeza que ele vai nos atender porque isso é uma questão humanitária", afirmou Bolsonaro durante a live.
Robson Oliveira foi detido na Rússia em março de 2019, após entrar no país com duas caixas de remédios que seriam entregues à família do jogador de futebol Fernando, que atualmente defende o time chinês Beijing Guoan, mas na época atuava pelo Spartak Moscou.
O medicamento é o cloridrato de metadona, uma substância proibida em território russo. Oliveira, que trabalhava como motorista do atleta, afirma que não sabia que os remédios estavam em sua mala.
Conversa de Bolsonaro e Putin pode ajudar a libertar brasileiro preso na Rússia, apostam advogadoshttps://t.co/hlEnYogLTi
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) October 6, 2020
Bolsonaro também falou que mandou através da embaixadora Márcia Donner Abreu, secretária de Negociações Bilaterais na Ásia, Pacífico e Rússia do Ministério das Relações Exteriores, e do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, uma carta endereçada ao presidente russo, pedindo a liberação de Robson.
"Nós estamos tentando através do Ernesto Araújo, nosso chefe do Itamaraty, a liberação dele. Foi uma pessoa para Rússia agora tratar de outros assuntos, uma secretária nossa, foi também um senador, o Nelson Trad [PSD], começar tratativas. Já há precedente de liberação nesses casos, para a gente ver se libera nosso prezado Robson, que está detido há mais de um ano na Rússia por entrar com um medicamento, que para nós é medicamento, mas lá é tido como droga", acrescentou o presidente brasileiro na live.
Robson responde por tentativa de tráfico e contrabando, um crime cuja pena mínima é de 15 anos na Rússia. O caso ganhou grande repercussão no Brasil e mobilizou as redes sociais, com diversas personalidades e jogadores manifestando apoio ao motorista.