O diretor da polícia municipal de Nice, Richard Gianotti, contou ao canal BFM TV sobre a ação dos agentes que neutralizaram o autor dos ataques com faca na basílica de Notre-Dame, em Nice, nesta quinta-feira (30).
Segundo Gianotti, os agentes da polícia municipal estão "obviamente afetados", mas também "orgulhosos por terem neutralizado um terrorista".
"Eu acredito que o que devemos lembrar é que eles salvaram vidas", indicou. A autoridade também salientou a velocidade com a qual as forças de ordem intervieram, chegando rapidamente ao local.
Decorreram apenas de três a quatro minutos entre o acionamento do ponto de chamada e a neutralização do agressor, informou. Gianotti precisou que o alarme foi dado por duas testemunhas oculares.
A polícia entrou por dois lados na basílica, através do acesso principal e através da sacristia.
"[...] Aqueles que penetraram pelo lado da sacristia ficaram cara a cara com o agressor, que tinha uma faca de cozinha na mão", explicou, elogiando o profissionalismo de seus subordinados.
Neutralizado por disparos
"Enquanto ele [o terrorista] corre em direção a eles gritando 'Allahu Akbar', um dos policiais tenta neutralizá-lo com uma pistola de impulso elétrico, ele erra, o homem avança, determinado. E assim, em legítima defesa, os dois policiais sacam suas armas e disparam diversas vezes no indivíduo", contou Gianotti, precisando que foi disparada "uma dezena de balas", atingindo o assassino em suas pernas e tórax.
O homem foi imediatamente levado a um hospital, admitido na ala de reanimação.
Segundo Jean-François Ricard, procurador encarregado da investigação, o autor do ataque é um tunisiano de 21 anos, desconhecido da polícia.