Cerca de 50 pessoas arremessaram objetos e fogos de artifício na polícia. Além disso, um grupo colocou fogo em recipientes de lixo. O conflito aconteceu no centro da cidade espanhola. O protesto reuniu cerca de 700 pessoas.
Uma pessoa ficou ferida após ser atingida por um tijolo na cabeça. Dois manifestantes foram presos. Segundo as autoridades policiais, os agentes apenas responderam aos ataques com uso de cassetetes.
O objetivo da manifestação era protestar contra as novas medidas de restrição impostas pelo governo contra o coronavírus.
A Espanha, assim como alguns outros países da Europa, vive uma alta de casos da COVID-19, que alguns especialistas dizem ser uma segunda onda do vírus, e por isso tiveram que voltar atrás na flexibilização do isolamento social.
Entre as novas medidas de restrição estão um toque de recolher, às 22h, e a proibição de saída de Barcelona durante o fim de semana.
Espanha tem quase 36 mil mortes
Segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins, a Espanha registra mais de 1,1 milhão de casos do coronavírus e quase 36.000 mortes.
Outras cidades e regiões espanholas impuseram controles nas fronteiras para evitar um lockdown. Em Barcelona, no entanto, as medidas de isolamento foram mais severas do que na maioria do país. O governo central decretou um novo estado de emergência na Espanha nesta semana, o que permite às autoridades limitar o movimento.
Na quinta-feira (29), também houve protestos contra a quarentena em Bilbao e em cidades da Itália.