Erdogan elogia papel da Rússia no processo de paz de Nagorno-Karabakh

© Sputnik / Sergei Guneev / Acessar o banco de imagensO presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, em coletiva de imprensa em Moscou.
O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, em coletiva de imprensa em Moscou. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou nesta sábado (21) que os esforços da Rússia e da Turquia ajudaram a interromper os combates em Nagorno-Karabakh.

A Rússia e a Turquia assinaram um memorando sobre um centro de monitoramento de cessar-fogo em 11 de novembro, que abrigará sua "missão conjunta de manutenção da paz", acrescentou o presidente turco.

"Graças aos nossos esforços conjuntos com a Rússia, conseguimos parar o derramamento de sangue em Nagorno-Karabakh e chegar a um acordo que permaneceu indefinido por 30 anos", disse Erdogan.

O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, disse anteriormente que Moscou e Ancara cooperariam em Nagorno-Karabakh por meio de um centro baseado no Azerbaijão, mas negou que haveria uma força conjunta de manutenção da paz.

© Sputnik / Ministério da Defesa da Rússia / Acessar o banco de imagensForças de paz da Rússia desembarcam em Nagorno-Karabakh
Erdogan elogia papel da Rússia no processo de paz de Nagorno-Karabakh - Sputnik Brasil
Forças de paz da Rússia desembarcam em Nagorno-Karabakh

A Rússia, Armênia e Azerbaijão assinaram em 10 de novembro uma declaração conjunta sobre a completa interrupção das hostilidades em Nagorno-Karabakh.

De acordo com o documento, a Armênia e o Azerbaijão devem manter suas forças militares nas posições que ocupavam no momento da assinatura do acordo de paz. Além disso, o acordo prevê a troca de prisioneiros entre os lados combatentes e o estabelecimento das forças de paz russas ao longo da linha de contato em Nagorno-Karabakh e no corredor de Lachin, que liga a república não reconhecida à Armênia, entre outras medidas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала