"Estamos muito felizes por ter descoberto um artefato de 45 centímetros de altura", disse Fikri Kulakoglu, professor da Universidade de Ancara e chefe da equipe de escavação, escreve agência Anadolu.
Segundo o professor, a recém-encontrada estatueta da deusa está sendo limpa do pó para ser posteriormente exibida em um museu.
"Este artefato tem cerca de 4.200 anos", comentou Kulakoglu, acrescentando que todas as estátuas, estatuetas e ídolos achados em Kultepe são figuras femininas.
Turkish archeologists in Kültepe have unearthed a goddess statue, claiming it to be "the biggest" so far from the Early Bronze Age in Anatolia. https://t.co/yYfkujlPsb
— ANews (@anewscomtr) November 22, 2020
Arqueólogos turcos desenterraram em Kultepe a estatueta de uma deusa, afirmando se tratar da "maior" estatueta do início da Idade do Bronze encontrada até agora na Anatólia.
"Até agora nenhum ídolo [representando] homens foi encontrado […] as estátuas de mulheres estão nuas e têm um trono decorado, e têm tranças sobre suas costas", explicou.
Destacando a originalidade do artefato, ele disse que "é uma peça muito especial para nós [...] é uma das obras mais preciosas que mostram crenças religiosas desta região, de Kultepe".
De acordo com ele, durante as escavações deste ano foram desenterrados cerca de 20 novos artefatos, todos eles são de grande importância.