O encontro, que foi confirmado pelo ministro da Educação de Israel, Yoav Gallant, teria acontecido na cidade saudita de Neom, que se localiza a poucos quilômetros do sul de Israel.
Em um tweet, o trajeto de Netanyahu até o local de destino foi mostrado por dados de serviços de rastreamento de voo, que levaram em consideração a localização de uma aeronave constantemente usada por Netanyahu para visitar líderes estrangeiros, segundo publicação do jornal Haaretz.
Voo israelense ABSOLUTAMENTE raro direto para a nova megacidade saudita Neom, na costa do Mar Vermelho.
- avi picante (@avischarf) 23 de novembro de 2020
Era o ex-fav bizjet t7-cpx de Bibi. De volta a Tel Aviv após 5 horas em solo pic.twitter.com/Ty9aedYbsK
Raríssimo voo israelense indo direto para nova megacidade saudita de Neom, na costa do mar Vermelho
Isso foi o ex-favorito [avião] bizjet t7-cpx de Bibi [Benjamin Netanyahu] de volta a Tel Aviv após cinco horas no solo
Ainda segundo fontes citadas pelo jornal, Benny Gantz, primeiro-ministro rotativo e também ministro da Defesa de Israel e Gabi Ashkenazi, chanceler do país, não teriam conhecimento sobre a visita secreta de Netanyahu ao país árabe.
No Twitter, um dos conselheiros de Netanyahu, Topaz Luk, teria feito alusão ao encontro ainda hoje dizendo:
"Gantz faz política, enquanto o primeiro-ministro [Netanyahu] faz a paz."
Por sua vez, comentando o encontro, Gallant disse à Rádio Galei Tzahal:
"O próprio fato de a reunião ter acontecido e ter sido divulgada publicamente, mesmo sendo semioficial agora, é uma questão de grande importância."
Embora ainda não tenha sido informada a natureza do encontro, as fontes afirmam que o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, também participou da visita.
O fato se dá enquanto Israel vem conseguindo normalizar suas relações diplomáticas com países árabes como os Emirados Árabes Unidos, Bahrein, e mais recentemente o Sudão.
Reação palestina
Tendo em vista a notícia do encontro, o grupo palestino Hamas pediu esclarecimentos por parte da Arábia Saudita, segundo publicou a agência turca Anadolu, citando o porta-voz do grupo Sami Abu Zuhri:
"A informação sobre a visita de Netanyahu à Arábia Saudita é séria - se verdadeira [...]. Nós pedimos para Arábia Saudita que esclareça o que aconteceu, visto que isso representa um insulto à nação e uma perda dos direitos palestinos."
Riad nega
Apesar das notícias e da afirmação de Gallant, o chanceler da Arábia Saudita, o príncipe Faisal bin Farhan, negou que o encontro tenha sido realizado.
I have seen press reports about a purported meeting between HRH the Crown Prince and Israeli officials during the recent visit by @SecPompeo. No such meeting occurred. The only officials present were American and Saudi.
— فيصل بن فرحان (@FaisalbinFarhan) November 23, 2020
Eu tenho visto notícias sobre um suposto encontro entre o Príncipe Herdeiro do Trono [Mohammed bin Salman] e oficiais israelenses durante uma recente visita do secretário [Mike] Pompeo. Nenhum encontro deste tipo ocorreu. As únicas autoridades presentes foram americanas e sauditas.