Kibyra é uma cidade popularmente conhecida como a "cidade de guerreiros heroicos e cavalos rápidos". A cidade, que também é um sítio arqueológico, fica localizada na província de Burdur, sudoeste da Turquia. Em 2016, foi inscrita na lista provisória de Patrimônio Mundial da UNESCO.
Os artefatos denominados de Serápis (divindade helenístico-egípcia da Antiguidade Clássica) e Asclépio (deus da medicina e da cura) foram desenterrados durante as escavações lideradas por Sukru Ozudogru, professor associado na Universidade Burdur Mehmet Akif Ersoy, na Turquia, avança Hurriyet Daily.
A cabeça de mármore foi encontrada durante a remoção de plantas no local da escavação, já o busto de Serápis foi descoberto em 2019.
Além deste objeto, também foi desenterrada uma estatueta de Asclépio com aproximadamente 38 centímetros de altura.
O artefato finamente revelado representa um deus vestido, com cabelos cacheados e barba, se apoiando em um bastão envolvido por uma serpente e segurando um ovo com uma das mãos.
Autoridades afirmam que este objeto era importante tanto para a história da arqueologia como para os cultos de Kibyra relacionados com a saúde, uma vez que são muito poucas as representações de Asclépio segurando um ovo.
O artefato que remonta ao período do Império Romano será integrado e exposto em sua forma original após os trabalhos de restauração.