Erdogan diz que pandemia da COVID-19 mostra necessidade de reforma da ONU

© Sputnik / Ramil Sitdikov / Acessar o banco de imagensPresidente turco Recep Tayyip Erdogan em encontro com o homólogo russo Vladimir Putin (foto de arquivo)
Presidente turco Recep Tayyip Erdogan em encontro com o homólogo russo Vladimir Putin (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Nesta quinta-feira (3), o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, afirmou que a pandemia do novo coronavírus mostrou a necessidade de reformar o atual sistema da Organização das Nações Unidas (ONU).

Erdogan deu a declaração durante reunião especial da Assembleia Geral para combater a pandemia.

"A pandemia nos mostrou que o sistema da ONU deve ser reformado à luz das ameaças e necessidades de hoje. As capacidades da Assembleia Geral da ONU devem ser expandidas para tornar a organização mais eficaz, democrática, justa e transparente", disse Erdogan em uma mensagem de vídeo gravada.

Erdogan pediu a cooperação e solidariedade dos Estados-membros da ONU na luta contra a pandemia, acrescentando que a comunidade mundial está enfrentando o maior desafio global do século. O presidente turco acrescentou ainda que existem grupos vulneráveis ​​que foram mais afetados pela pandemia, apontando que deve ser dada especial atenção à proteção dos direitos das mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência.

© AP Photo / Burhan OzbiliciPedestres passam por cartaz em que está escrito "Turquia e Azerbaijão: dois Estados, uma nação", em Ancara, Turquia, 8 de outubro de 2020
Erdogan diz que pandemia da COVID-19 mostra necessidade de reforma da ONU - Sputnik Brasil
Pedestres passam por cartaz em que está escrito "Turquia e Azerbaijão: dois Estados, uma nação", em Ancara, Turquia, 8 de outubro de 2020

Em setembro deste ano, durante a Assembleia Geral da ONU, Erdogan também disse que havia necessidade de reformas dos organismos internacionais multilaterais, incluindo a Organização das Nações Unidas, devido à ineficácia dos mecanismos globais existentes para lidar com a crise da COVID-19.

Erdogan apontou também na oportunidade que houve demora de meses para o Conselho de Segurança incluir a pandemia em sua agenda. O líder turco disse que muitos países foram deixados por sua própria conta, acrescentando que o destino da humanidade não pode ficar à mercê de um número limitado de países.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала