70 postos de vacinação contra a COVID-19 serão abertos em Moscou neste sábado (5), disse o prefeito Sergei Sobyanin na quinta-feira (3).
O pessoal médico, os assistentes sociais e os profissionais da educação terão prioridade para tomar a vacina russa Sputnik V. Aqueles que querem ser vacinados podem se inscrever pela Internet, segundo o prefeito.
De acordo com Sobyanin, a vacina será oferecida a pessoas de 18 a 60 anos que não sofrem de doenças crônicas e a mulheres que não estão grávidas ou amamentando.
O teste avançado da Sputnik V ainda está em andamento, mas ela já tinha sido oferecida a pessoas de grupos de alto risco, tais como trabalhadores médicos e professores.
O presidente Vladimir Putin determinou na quarta-feira (2) a órgãos do governo que iniciassem a vacinação "em larga escala" na Rússia até o final da próxima semana.
A declaração veio horas depois de o Reino Unido se tornar o primeiro país ocidental a autorizar o uso de uma vacina contra o coronavírus. O imunizante foi desenvolvido pela farmacêutica norte-americana Pfizer e pela alemã BioNTech.
A Rússia já tinha informado que a Sputnik V era a primeira vacina contra a COVID-19 a ser registrada no mundo depois que o governo deu a aprovação regulatória no início de agosto.
O ministro da Saúde, Mikhail Murashko, disse na quarta-feira (2) que mais de 100 mil pessoas já foram vacinadas no país.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Rússia tem pouco mais de 2,375 milhões de casos da COVID-19 e 41.607 mortos.