A medida aprovada pelos parlamentares gregos passou após acirrada votação, com 158 parlamentares a favor do aumento do orçamento e 148 contra.
Desta forma, a Grécia vai aumentar em 57% seus gastos com Defesa em comparação ao orçamento do ano anterior, apesar de a contração da economia ter taxa esperada de 10,5% para este ano, de acordo com a projeção do governo para o orçamento de 2021, publicou a agência Reuters.
Caças Rafale
Além da notícia sobre os investimentos na Defesa, Atenas pretende nos próximos dias assinar um acordo de aquisição de 18 caças franceses Rafale. As aeronaves deverão chegar ao país já em 2021.
Por outro lado, o país também quer modernizar sua frota de caças F-16 em 2027 em parceria com a americana Lockheed Martin, assim como adquirir novas fragatas, sistemas antissubmarino, helicópteros, drones e incorporar às Forças Armadas mais 15 mil militares.
Os planos para a Defesa grega se dão enquanto o país protagoniza um aumento nas tensões com a Turquia, no leste do mar Mediterrâneo.
A Grécia vem progredindo seus laços no campo militar com seus tradicionais aliados, França e Estados Unidos, além de cooperar com Israel, Egito e outros países da região, afirmou o site de notícias grego ekathimerini.com.