De acordo com a Frota do Norte da Rússia, o míssil de cruzeiro disparado pelo submarino Kazan atingiu um alvo de superfície durante os testes que estão decorrendo no mar Branco.
"O navio líder do projeto Yasen-M, o cruzador submarino de mísseis Kazan, de propulsão nuclear, disparou com sucesso um míssil de cruzeiro Oniks antinavio contra um alvo marítimo. O lançamento foi efetuado a partir do campo de treinamento da Frota do Norte no mar Branco, como parte de mais uma etapa dos testes nacionais. O alvo no mar foi atingido com sucesso", informa o comunicado da Frota do Norte.
O teste ocorreu no polígono da Frota do Norte no mar Branco.
"No polígono da Frota do Norte, o submarino Kazan segue realizando uma série de testes dos principais sistemas do navio e do armamento a bordo [...]. Após o fim de todo o programa de testes nacionais, o Kazan deverá ser comissionado pela Marinha da Rússia", ressalta o comunicado.
Os testes finais do submarino nuclear Kazan começaram em 21 de novembro. Durante este período, o submarino lançou igualmente um míssil de cruzeiro Kalibr contra um alvo costeiro. O Ministério reportou que o navio está realizando manobras emerso e submerso a várias profundidades, a fim de verificar os seus principais sistemas.