O governo afegão divulgou as informações do ataque por meio das redes sociais.
74 #Taliban were killed and 15 others were wounded in Zheria, Dand, Panjwae and Arghandab districts of Kandahar province, yesterday. They were preparing to attack #ANDSF positions when they were targeted by #ANA. Additionally, a large amount of their weapons were destroyed.
— Ministry of Defense, Afghanistan (@MoDAfghanistan) December 20, 2020
74 membros do Talibã foram mortos e outros 15 ficaram feridos nos distritos de Zheria, Dand, Panjwae e Arghandab na província de Kandahar, ontem. Eles estavam se preparando para atacar posições das Forças de Segurança Nacional Afegãs (ANDSF, na sigla em inglês) quando foram alvo do Exército Nacional Afegão (ANA, na sigla em inglês). Além disso, boa parte de suas armas foram destruídas.
A província de Kandahar tem sido palco de confrontos nos últimos dias. De acordo com dados fornecidos pelo Ministério da Defesa afegão, 82 militantes do Talibã foram mortos na província no início desta semana, em meio a uma operação militar.
No sábado (19), o porta-voz do Ministério do Interior do Afeganistão afirmou que mais de 480 civis foram mortos em ataques terroristas no país nos últimos três meses, acusando os militantes do Talibã de práticas de crimes de guerra.
O Afeganistão continua sendo palco de violência e explosões de bombas, apesar da continuidade das negociações de paz entre o governo afegão e o Talibã, que começaram em setembro de 2019 na capital do Catar, Doha. As negociações estão atualmente em recesso com o objetivo de permitir aos lados que avaliem as propostas do acordo.