O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile informou que o abalo sísmico ocorreu a 216 quilômetros da base Bernardo O'Higgins, uma estação de pesquisa na Antártica Chilena.
Por conta do abalo sísmico, o Chile emitiu um alerta de tsunami e ordenou a evacuação das bases militares localizadas na área costeira, incluindo cinco bases estrangeiras, segundo o Escritório Nacional de Emergência do Ministério do Interior do Chile.
Não houve relatos imediatos de vítimas ou danos.
M7.0 shallow earthquake near South Shetland Islands (close to Antarctica) in complex tectonic environment of Bransfield basin pic.twitter.com/G2Xz8Rz8VS
— Jascha Polet (@CPPGeophysics) January 24, 2021
Terremoto de magnitude 7,0 perto das Ilhas Shetland do Sul (perto da Antártica) em ambiente tectônico complexo da bacia de Bransfield.
Outro terremoto, de magnitude 5,8, ocorreu na capital Santiago, já na madrugada deste domingo (24). Este tremor, que também não deixou grandes danos, aconteceu cerca de meia hora após o terremoto de magnitude 7.
O Chile erroneamente enviou um alerta nacional no sábado (23) para os celulares das cidadãos chilenos, alertando sobre um tsunami que pode afetar as praias do país. Posteriormente, foi esclarecido que o alerta se aplicava apenas às regiões da Antártica.
ATENCIÓN. Informamos que mensaje enviado a celulares corresponde a evacuación en base Antártica. Nuestros técnicos están revisando falla del sistema SAE
— onemichile (@onemichile) January 24, 2021
ATENÇÃO. Informamos que a mensagem enviada aos telefones celulares corresponde à evacuação na base na Antártica. Nossos técnicos estão verificando a falha do sistema.
Por conta do engano, algumas pessoas começaram a evacuar as cidades costeiras do país no continente sul-americano.
En La Serena la gente está arrancando, no es broma 😅
— Esteban (@xstean) January 24, 2021
📽️ @rodolfograndon pic.twitter.com/lD2QoieveO
Em La Serena as pessoas estão evacuando, não é brincadeira.