"A aeronave apresentou uma falha mecânica enquanto conduzia uma missão de rotina em apoio às operações na região [...] A aeronave está em observação pelas forças norte-americanas com assistência e cooperação da nação hospedeira", afirmou à Military Times o coronel da Força Aérea dos EUA Christopher Karns.
As fotos divulgadas nas redes sociais mostram o veículo aéreo não tripulado na savana, ainda com ao menos um míssil Hellfire sob a asa.
Photos of a US 🇺🇸 operated MQ-1C Gray Eagle after conducting an emergency landing in Northern Niger pic.twitter.com/ySbojGdcT4
— Intel Air & Sea (@air_intel) January 24, 2021
Fotos de um drone MQ-1C Gray Eagle operado pelos EUA após conduzir um pouso de emergência no norte do Níger.
De acordo com AFRICOM, o drone realizou um pouso de emergência nas proximidades de Agadèz, após apresentar falhas mecânicas. Além disso, a entidade informou que uma investigação já está em andamento para apurar as causas da falha mecânica.
(1/2) A U.S. Africa Command remotely piloted aircraft conducted an emergency landing in the vicinity of Agadez, Niger, Jan. 23. The aircraft experienced a mechanical malfunction while conducting a routine mission in support of operations in the region.
— US AFRICOM (@USAfricaCommand) January 24, 2021
Uma aeronave pilotada remotamente do Comando dos EUA para a África conduziu um pouso de emergência próximo de Agadèz, Níger, em 23 de janeiro. A aeronave apresentou uma falha mecânica enquanto conduzia uma missão de rotina em apoio às operações na região.
"A análise e o processo de recuperação da aeronave e de resguardo da área está em andamento. Devido à proteção da força e considerações operacionais, isso é tudo que posso dizer", afirmou o coronel.
Os EUA realizam operações de inteligência, vigilância e reconhecimento na região desde novembro de 2019.
Os EUA sofreram diversas perdas de drones na região, o caso mais recente foi em fevereiro de 2020, quando um Gray Eagle se acidentou no Níger após sofrer falha mecânica.