O exercício de passagem (PASSEX) deveria ter ocorrido anteriormente, contudo, devido a problemas de logística, a embarcação norte-americana solicitou que a data dos exercícios fosse postergada para o dia 22 de janeiro.
Por sua vez, antes do PASSEX, o navio brasileiro NPaOc Apa (P 121), o qual deveria ter participado do exercício, atracou no porto de Santos na segunda-feira (18) para receber a bordo um cilindro de 54 toneladas, capaz de receber 90.000 metros cúbicos de oxigênio líquido, e transportá-lo a Belém, devido à crise de COVID-19 no Amazonas.
Devido a estes fatos, e com a chegada do USCGC Stone ao RJ apenas no dia 20 de janeiro, o exercício foi realizado com o P 120, conforme o portal Defesa Aérea & Naval.
Ao suspender na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), a embarcação prosseguiu ao ponto de encontro com a aeronave IH-6B que seria utilizada.
As embarcações desta PASSEX tinham como finalidade realizar manobras táticas com o objetivo de combater a pesca ilegal, não regulada e não declarada, bem como o tráfego de ilícitos.