Na conversa, Erdogan e Musk "debateram sobre a cooperação [da SpaceX] com empresas privadas e estatais turcas, incluindo em tecnologias espaciais", disse o gabinete presidencial, por meio de um comunicado.
A informação foi publicada também pelo Twitter oficial da presidência da Turquia.
President @RTErdogan spoke by phone with Tesla and SpaceX founder Elon Musk.
— Turkish Presidency (@trpresidency) January 27, 2021
Cooperation in various areas, particularly in space technologies, was discussed during the phone call.
O Presidente @RTErdogan falou pelo telefone com o fundador da Tesla e da SpaceX, Elon Musk. A cooperação em várias áreas, especialmente em tecnologias espaciais, foi discutida durante a chamada.
Em dezembro de 2018 a Turquia criou sua própria agência espacial, que tem como um dos principais objetivos reduzir a dependência externa do setor espacial nacional. Erdogan afirmou que a criação da agência espacial turca permitirá ao país competir com as potências mundiais em tecnologias e estudos espaciais.
Em 8 de janeiro de 2021, a empresa SpaceX lançou o foguete Falcon 9, ao qual estava acoplado o satélite de comunicação turco Turksat 5A.
A SpaceX, do empresário bilionário Elon Musk, fez uma exibição do seu poderio tecnológico neste domingo.
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) January 25, 2021
A Falcon 9 (homenagem do magnata para a Millennium Falcon, do filme Star Wars) bateu o recorde mundial de satélites lançados em uma única decolagem.https://t.co/Rct9K2Jx3E
Um dia antes, no dia 7 de janeiro, Musk havia superado o dono da Amazon, Jeff Bezos, e se tornado a pessoa mais rica do mundo, com um patrimônio de mais de US$ 185 bilhões (R$ 1 trilhão).
Além da SpaceX, Musk dirige também a montadora Tesla, que fabrica carros elétricos e autônomos, e a Neuralink, uma empresa que está desenvolvendo interfaces com o objetivo de conectar o cérebro humano a computadores.