De acordo com o jornal Irish Post, Fungie desapareceu há cerca de três meses. "Muitos especulam que poderia estar morto, enquanto outros supõem que tenha se distanciado, mas outra teoria, incrivelmente, sugere que a culpa é da Rússia."
"Poderiam ser os russos. Poderia ser Putin", sugeriu Ned O'Sullivan.
Alguns opinam que o uso de tecnologia de localização em águas irlandesas afeta a circulação de baleias e de golfinhos, podendo resultar em danos para os animais marinhos. Deste modo, esta poderia ser uma explicação para o desaparecimento do golfinho Fungie.
CC BY-SA 2.0 / Dulup / Golfinho Fungie rodopiando no ar. Fungie seria um dos golfinhos mais velhos já registrados, tendo pelo menos 67 anos. O cetáceo seria, de igual modo, umas das maiores atrações turísticas de Keery, na Irlanda

Golfinho Fungie rodopiando no ar. Fungie seria um dos golfinhos mais velhos já registrados, tendo pelo menos 67 anos. O cetáceo seria, de igual modo, umas das maiores atrações turísticas de Keery, na Irlanda
CC BY-SA 2.0 / Dulup /
A mídia irlandesa sublinhou que o presidente russo, Vladimir Putin, autorizou o aumento do uso deste sistema de sonar "para vigiar o movimento das embarcações britânicas".
No entanto, os próprios autores do artigo admitem que a atribuição da culpa do desaparecimento do golfinho em causa à Rússia parece, em si, uma ideia "absurda".