Ernesto Araújo segue tentando encontrar o caminho do pragmatismo nas relações com Joe Biden. Em carta enviada aos EUA, o chanceler brasileiro ressaltou a "agenda robusta" entre Brasil e Estados Unidos.
A expectativa, segundo informações do jornal O Globo, é que Antony Blinken e o ministro brasileiro tenham uma conversa nos próximos dias.
Ainda na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro também enviou uma carta aos EUA, para Joe Biden. Ele destacou que a relação bilateral é longa, sólida e baseada em valores elevados. Entre as convergências, Bolsonaro citou a defesa da democracia e das liberdades individuais.
Para ter uma boa relação com Washington, a expectativa é que o governo brasileiro comprove, entre outras coisas, que trata com seriedade e responsabilidade o meio ambiente, incluindo medidas severas de combate ao desmatamento.
Outro tema delicado é que o governo norte-americano já sinalizou que continuará defendendo o banimento da empresa chinesa Huawei como fornecedora de equipamentos para a rede de telefonia 5G. A China já deixou claro ao governo brasileiro que não admite ser excluída desse serviço no Brasil.