Em um vídeo publicado no Facebook, o presidente mexicano disse que conversou pelo telefone com seu homólogo russo Vladimir Putin nesta sexta-feira (29).
"Falei com o presidente Putin, que aliás foi muito fraterno, e ele se ofereceu para nos mandar vacinas Sputnik V. É uma vacina que eles [russos] estão produzindo, e essas vacinas vão chegar daqui a alguns dias, acho que até o final da semana essas vacinas chegarão”, disse López Obrador.
No mesmo vídeo, Obrador afirmou que o México garantiu também 870 mil doses adicionais da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca, que serão importadas da Índia.
Na última segunda-feira (25), Obrador já havia anunciado o fechamento de acordo com a Rússia para a aquisição de 24 milhões de doses da vacina produzida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya.
Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, o México é o terceiro país com mais mortes causadas pela COVID-19, com 155.145 óbitos. Somente Brasil (222 mil) e Estados Unidos (436 mil) estão à frente. O México já registrou mais de 1,8 milhão de casos de COVID-19.