A descoberta é o resultado de escavações realizadas na antiga cidade de Mira, que antigamente era parte da cidade de Lícia, conhecida por seus mitos e lendas.
Atualmente, junto às ruínas de Lícia, localiza-se a cidade de Demre, na província de Antália, onde a equipe da Universidade de Akdeniz descobriu dezenas de estatuetas de terracota.
Muitas destas estatuetas estão bem conservadas, e inclusive, algumas ainda conservam a pintura, embora tenham mais de 2.000 anos.
"Esta coleção de estatuetas nos dá informação detalhada sobre o que existia na misteriosa Mira nos séculos I e II a.C.", explicou o chefe das escavações e professor Nevzat Cevik à Live Science.
As estatuetas foram encontradas sob uma grossa camada de limo e, por isso, os pesquisadores devem restaurar sua cor original com a ajuda de análises químicas.
Greek gods and ancient mortals 'resurrected' in terracotta figurines discovered in Turkey https://t.co/7mw7g4QmpH pic.twitter.com/D6nyWSSfCd
— Live Science (@LiveScience) February 4, 2021
Deuses gregos e pessoas mortas da antiguidade foram "ressuscitados" em figuras de terracota descobertas na Turquia.
O porto de Mira foi um dos maiores do antigo Mediterrâneo e as esculturas e estátuas de deuses eram comuns na cidade.
Também era costume decorar os teatros da época com esculturas que representavam as pessoas mais importantes da cidade.
"As numerosas figuras de terracota foram uma surpresa. É como se os habitantes da antiga Mira ressuscitassem através de um 'túnel do tempo'", afirmou Cevik.
A terracota é um material constituído por argila cozida no forno, sem ser vitrificada.A técnica foi utilizada na realização de obras de arte em diversos períodos históricos.