Segundo o Ministério da Defesa da Turquia, participam da operação Pence Kartal-2 (Garra de Águia, em tradução livre do turco), que é realizada em coordenação com as autoridades iraquianas, mais de 40 aviões militares, veículos aéreos não tripulados (drones), aviões-tanque e outros equipamentos.
Irak kuzeyindeki Gara bölgesinde icra edilen Pençe Kartal-2 Harekâtı ile teröristlerin inlerini başlarına yıkmaya devam ediyoruz.
— T.C. Millî Savunma Bakanlığı (@tcsavunma) February 12, 2021
Tespit edilen 4 PKK’lı terörist daha Hava Kuvvetlerimiz tarafından etkisiz hâle getirildi.
Bölgede etkisiz hâle getirilen terörist sayısı 37 oldu. pic.twitter.com/IEjhNb5HCU
Com a Operação Pence Kartal-2 na região de Gara, no norte do Iraque, continuamos a destruir os esconderijos dos terroristas. Mais quatro terroristas do PKK foram neutralizados por nossa Força Aérea. O número de terroristas neutralizados na região é de 37.
1️⃣ Irak Kuzeyinde Gara bölgesinde bulunan ve teröristler tarafından kullanılan hedeflere yönelik 10 Şubat 2021 günü başlatılan “Pençe Kartal-2 Harekatı” planlandığı şekilde devam etmektedir. pic.twitter.com/CgpnnPy5WZ
— T.C. Millî Savunma Bakanlığı (@tcsavunma) February 12, 2021
A Operação Pence Kartal-2, lançada em 10 de fevereiro de 2021, contra alvos usados por terroristas na região de Gara, no norte do Iraque, continua conforme o planejado.
Desde o reinício do conflito armado com o PKK na Turquia, em julho de 2015, mais de 900 militares e policiais, assim como cerca de 500 civis, morreram em ataques dos rebeldes curdos.
Segundo o Ministério da Defesa da Turquia, as forças de segurança eliminaram mais de 10.000 integrantes do PKK nesse período.
O norte do Iraque abriga bases dos destacamentos curdos contra os quais estão dirigidas as operações aéreas e terrestres das Forças Armadas da Turquia.