Este foi o primeiro imunizante aprovado para uso emergencial no Japão. A medida ocorre cinco meses antes do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
O primeiro-ministro Yoshihide Suga disse que as vacinações começarão na próxima semana, a partir de dez mil profissionais de saúde. O governo japonês espera garantir a compra de doses suficientes para imunizar toda a população do país até o meio do ano.
Na sexta-feira (12), o comitê de saúde do governo do Japão aprovou o imunizante desenvolvido pela Pfizer em parceria com a BioNTech. As informações foram publicadas pela agência Reuters.
Grande parte do Japão está em estado de emergência após ver o número de mortes causadas pela COVID-19 aumentarem durante uma terceira onda do novo coronavírus. Os Jogos Olímpicos devem começar em 23 de julho.
Um estudo publicado na segunda-feira (8) mostrou que a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela Pfizer/BioNTech é eficaz contra as variantes do novo coronavírus encontradas na África do Sul, no Reino Unido e no Brasil.
No fim de janeiro, a Pfizer e a BioNTech anunciaram que desenvolveriam uma dose de reforço de sua vacina contra novas variantes.