O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, afirmou nesta terça-feira (2) que a relação com o novo governo democrata nos EUA começou "extremamente bem".
De acordo com Ernesto Araújo, a administração Biden vê a "realidade" sobre o Brasil, e não o que chamou de "narrativa distorcida".
"Fico feliz quando vejo que o novo governo norte-americano está olhando a realidade, e não a narrativa distorcida daqueles que têm interesses concretos que não haja uma aproximação Brasil-Estados Unidos, que são aqueles partidários do atraso", sentenciou.
O chanceler aproveitou a ocasião para criticar o Brazil Conference, evento realizado na Universidade Harvard, onde, segundo o ministro, foram discutidos os riscos para a democracia no Brasil.
Ele também protestou contra um relatório entregue por acadêmicos ao governo norte-americano com críticas à política ambiental brasileira.
O documento com mais de cem assinaturas pede para que o governo Biden coloque como prioridade no relacionamento com o Brasil suspender a importação de madeira, soja e carne que estejam ligadas ao desmatamento no país.
"O que nós temos é, infelizmente, uma espécie de um esforço de algumas correntes políticas no Brasil de criar uma má imagem do Brasil no exterior", disse o ministro, segundo reportagem do jornal O Globo.