De acordo com a porta-voz do Ministério da Defesa turco, major Pinar Kara, a Grécia continua enviando embarcações de sua Marinha para ilhas desmilitarizadas no leste do mar Egeu, mandando também barcos militares para a ilha de Kastellorizo, a escassos quilômetros da Turquia, relata a agência Anadolu.
As tensões entre Turquia e Grécia têm aumentado nos últimos meses, apesar de ambas as partes envolvidas terem participado de reuniões para apaziguamento do conflito em quartel-general da OTAN. Neste aspecto, a própria major Kara chegou a informar que a Grécia ainda não teria respondido a um convite oficial para um quarto encontro com foco na construção de confiança entre ambas as nações.
A principal causa da escalada de tensões no leste do Mediterrâneo se deve à disputa pelos diretos de exploração energética.
© AP Photo / Ministério da Defesa da GréciaNavios de guerra da Grécia, Itália, Chipre e França participam de exercício militar no mar Mediterrâneo ao sul da Turquia, em 31 de agosto de 2020.
Navios de guerra da Grécia, Itália, Chipre e França participam de exercício militar no mar Mediterrâneo ao sul da Turquia, em 31 de agosto de 2020.
© AP Photo / Ministério da Defesa da Grécia
A Turquia, país com a costa marítima mais longa no Mediterrâneo, teria enviado navios de perfuração para explorar o potencial energético de sua plataforma continental, assentando seus direitos dentro da região, bem como os da República Turca de Chipre do Norte (TRNC, na sigla em inglês).
Por outro lado, conforme consta na mídia turca, a Grécia teria maximizado suas pretensões marítimas com base em algumas pequenas ilhas situadas perto da costa turca. Em resposta, a Turquia teria apelado ao diálogo e negociações para assegurar a divisão justa dos recursos da zona em disputa.