"Se a Rússia tiver avião que atenda às nossas necessidades atuais, se não surgirem dificuldades com a sua introdução no nosso sistema e com o seu lançamento, pois, certamente podemos comprá-lo da Rússia ou de outro país da Europa. Neste sentido, não temos nenhuma posição categoricamente antagônica", declarou o ministro turco, respondendo à questão sobre a possibilidade de Ancara adquirir caças russos Su-35 e Su-57.
De acordo com Varank, estas questões são muitas vezes debatidas em reuniões entre os líderes turco e russo.
"Claro que a nossa prioridade é, em primeiro lugar, desenvolver as capacidades próprias da Turquia na questão de criação de caças de quinta geração. Mas se a Rússia tiver um avião que atenda às nossas tarefas e necessidades, Turquia vai adquiri-lo", acrescentou.
Su-57 é um jato destinado a executar missões de ataque e de caça, podendo destruir todos os tipos de alvos aéreos, terrestres e navais de superfície.
Anteriormente, Aleksandr Mikheev, diretor da corporação estatal russa de exportação de armas Rosoboronexport, comentou que a empresa está realizando consultas com determinados países para venda de caças de quinta geração Su-57E.
Conforme os desenvolvedores, a combinação de alta manobrabilidade, capacidade de voo supersônico, avançado equipamento de bordo e baixa visibilidade fornece ao caça vantagens em relação aos seus concorrentes.