De acordo com a foto, o sistema HQ-19 inclui dois radares de varredura eletrônica ativa, aparentemente para detecção de alvos e orientação de mísseis, dois tipos de lançadores de mísseis interceptadores, bem como um posto de comando, escreve Rossiyskaya Gazeta.
Todos os veículos do complexo são montados em chassis de quatro eixos todo-terreno.
Como é seu costume, China não divulga informações sobre seus novos desenvolvimentos militares, que incluem o HQ-19 – um sistema cujas primeiras referências datam de 2019.
Китайская система ПРО HQ-19. Фото: https://t.co/NV32s67GwM pic.twitter.com/vFdKC6FZma
— Ivan O'Gilvi (@o_gilvi) March 11, 2021
Sistema da defesa antimíssil da China HQ-19.
De fontes abertas, sabe-se que os sistemas de defesa antimíssil da China são semelhantes aos dos EUA.
O HQ-29, por exemplo, é considerado um análogo do sistema de mísseis Patriot norte-americano e o HQ-26 é equivalente ao sistema de lançamento vertical de antimísseis SM-3, que podem ser lançados de silos e de navios de guerra.
Tal como o sistema de defesa antimíssil THAAD, o HQ-19 chinês foi desenvolvido para interceptação de mísseis balísticos na parte inferior da órbita terrestre baixa. A abreviatura HQ (hongqi) significa estandarte vermelho.
O alcance do radar multinacional do sistema é de 4.000 km. Tal como o sistema THAAD dos EUA, o míssil interceptador está equipado com uma ogiva de orientação térmica com uma abertura lateral, isso permite destruir alvos na atmosfera e fornece alta precisão de orientação ao alvo, o que é especialmente importante para a interceptação cinética. O motor do antimíssil funciona a combustível sólido.