"Um dos nossos projetos mais importantes na atualidade é o projeto nacional do caça de quinta geração, que levará nosso país a um novo nível nas indústrias de aviação e defesa. Prevemos retirá-lo do hangar no dia 18 de março de 2023", afirmou Kotil.
Ele também adicionou que "o caça realizará seu voo inaugural em 2025", entrando em serviço nas Forças Armadas da Turquia em 2029.
"As peças mais importantes do projeto F-35 agora são produzidas pela Turquia, certas peças são fabricadas exclusivamente por ela", notou o ministro https://t.co/jxc7vN9z7m
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) March 11, 2021
Ressaltou ainda que a empresa entregou às tropas turcas mais de 20 drones de ataque ANKA e que deve seguir com este trabalho.
"Recentemente, entregamos à Direção-Geral de Segurança o modelo Faz 2 do nosso helicóptero de ataque T129 ATAK, que está equipado com tecnologias de última geração, melhorando a capacidade de combate das operações em terra e elevando-a a um novo nível", ressaltou.
Além disso, ele comentou a participação da TUSAS na modernização dos caças F-16.
"Nossa empresa tem uma experiência considerável com o F-16. O projeto envolve nossos colegas que trabalham com estes equipamentos há mais de 30 anos. Nossos engenheiros seguem trabalhando para melhorar o design do avião Block 30 da Força Aérea da Turquia. Estamos elevando o tempo de voo dos aviões F-16 da Força Aérea de 8.000 para 12.000 horas", adicionou.