De acordo com o ministério turco, os mísseis balísticos foram lançados do aeroporto sírio de Kuweires. Eles visaram assentamentos civis e parques de estacionamento para caminhões-tanque com petróleo nos distritos de Jarablus e Al-Bab, informou a agência.
A agência também relatou a existência de vítimas civis em resultado do ataque. Além disso, de acordo com ela, a parte turca notificou a Rússia sobre a necessidade de prevenir ataques semelhantes por parte da Síria.
Anteriormente, o jornal sírio pró-governo informou que, na noite desta segunda-feira (15), caminhões com combustível nesta parte da província foram atacados com mísseis.
1- Suriye'de Rejim kontrolünde bulunan Halep’teki Kuveyris Havaalanı’dan ateşlenen ÇNRA ve balistik füzeler, kuzeydeki Cerablus ve El Bab ilçelerindeki sivil yerleşim yerleri ile akaryakıt tankerlerinin park noktalarını hedef almıştır. Sivil yaralılar bulunmaktadır. pic.twitter.com/KT8mzk1BCo
— T.C. Millî Savunma Bakanlığı (@tcsavunma) March 14, 2021
Em agosto de 2016, o Exército da Turquia começou a operação Escudo do Eufrates contra o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em outros países) no norte da Síria. Em conjunto com a oposição síria, os militares turcos ocuparam Jarablus, Al-Rai, Dabiq, Qabasin e Al-Bab.
Em 17 de outubro de 2019, Ancara e Washington anunciaram que tinham acordado suspender a operação militar turca Nascente de Paz no Nordeste da Síria por 120 horas e retirar as formações curdas de uma zona tampão de 30 quilómetros na fronteira sírio-turca, zona que Ancara tinha a intenção de controlar por si própria. Mais tarde, o presidente turco Tayyip Erdogan disse que os Estados Unidos não tinham cumprido plenamente as suas obrigações para com Ancara no quadro dos acordos sobre a Síria, e que a Turquia não faria concessões.