De acordo com o chefe da diplomacia russa, quaisquer pontos de vista alternativos são fortemente rejeitados, não só na arena internacional, mas também dentro dos próprios países ocidentais.
"São usados todos os tipos de falsificações, mas além das notícias falsas que enchem os veículos de comunicação e as mídias sociais surgiu um novo fenômeno no arsenal dos líderes ocidentais – a diplomacia falsa e às vezes estrambótica", afirmou Lavrov.
As palavras de Lavrov surgiram no contexto da deterioração das relações entre a Rússia e os Estados Unidos provocada pelas declarações pouco diplomáticas de Joe Biden.
Além disso, o presidente dos EUA prometeu que o presidente russo Vladimir Putin "responderá" por suposta interferência nas eleições dos EUA.
Ao comentar as palavras de Biden, Putin desejou-lhe saúde e relembrou que cada um vê na outra pessoa aquilo que vê quando se olha no espelho.
Recentemente, o Ministério das Relações Exteriores russo informou que o embaixador da Rússia nos Estados Unidos, Anatoly Antonov, foi convocado para consultas em Moscou a fim de analisar as formas de corrigir a crise nas relações russo-americanas.