Durante o treinamento, EUA e Canadá vão intensificar sua prontidão e demonstrarão suas capacidades para defender seus acessos da zona norte.
#AirPower on the move! Members of the @148FW, Minnesota National Guard, are officially on their way to #AmalgamDart. The #NORAD arctic air defense exercise starts today and goes until March 26th. #WeHaveTheWatch pic.twitter.com/W4QbIOV61D
— North American Aerospace Defense Command (@NORADCommand) March 20, 2021
Em sua página oficial no Twitter, NORAD informou que os membros da 148ª Esquadrilha de Caças da Guarda Nacional de Minnesota estão a caminho do exercício militar que começou no sábado (20) e deverá continuar até 26 de março.
Em recentes meses, o Exército dos EUA tem intensificado suas operações militares na região do Ártico enviando vários bombardeiros estratégicos para países nórdicos da Europa e conduzindo voos conjuntos com aliados e parceiros europeus.
Em 16 de março, dois B-2 juntaram-se a dois bombardeiros B-1B em uma missão ao largo da costa da Islândia. Esta operação da Força Aérea dos EUA foi denominada de "Integração de Longo Alcance de Aeronaves no Extremo Norte".
No final de fevereiro, Canadá e Estados Unidos concordaram em coordenar ações para combater influência da China e modernizar o NORAD.
A Rússia, por sua vez, enviou caças interceptadores MiG-31BM para o arquipélago Novaya Zemlya, localizado no Extremo Norte, a fim de proteger suas fronteiras aéreas.
Kenneth Braithwaite, secretário da Marinha dos EUA, revelou que os norte-americanos vão começar a conduzir patrulhamentos regulares no largo da costa russa do Ártico para evitar o "avanço de Moscou no Extremo Norte".