Quatro homens são presos suspeitos de envenenar, matar e desmembrar leões em Uganda

© Foto / Parque Nacional Rainha Elizabeth / DivulgaçãoOs leões do Parque Nacional Rainha Elizabeth, em Uganda, são famosos por subir em árvores
Os leões do Parque Nacional Rainha Elizabeth, em Uganda, são famosos por subir em árvores - Sputnik Brasil, 1920, 23.03.2021
Nos siga no
A polícia de Uganda apreendeu nesta terça-feira (23) restos mortais de vários leões com supostos traficantes de vida selvagem. Os quatro homens são considerados responsáveis ​​pelo envenenamento de seis leões no Parque Nacional Rainha Elizabeth.

Os suspeitos foram presos na noite desta segunda-feira (22) e levaram os policiais a um local onde as cabeças decapitadas de quatro leões e outras partes de corpos dos felinos estavam escondidas.

Garrafas de veneno, lanças, um facão, uma rede de caça e uma lata de óleo de gordura de leão de dois litros foram encontrados escondidos no jardim da casa de um dos suspeitos, disse a Autoridade de Vida Selvagem de Uganda (UWA).

"Asseguramos ao público que continuaremos a fortalecer a proteção de leões e outros animais selvagens em Uganda e continuaremos com este caso até que a justiça para os leões mortos seja feita", disse o gerente de comunicações da UWA, Bashir Hangi, em um comunicado.

"Nossos parques nacionais permanecem seguros e atrativos para os visitantes e ainda temos leões no Rainha Elizabeth e em outros parques", completou Hangi.

© Foto / Rod WaddingtonLeão na natureza, em Uganda
Quatro homens são presos suspeitos de envenenar, matar e desmembrar leões em Uganda - Sputnik Brasil, 1920, 23.03.2021
Leão na natureza, em Uganda

No sábado (20), a UWA anunciou que seis leões haviam sido encontrados mortos no parque com a maior parte de seus corpos desaparecidos e cercados por urubus mortos. Os indícios apontavam para um crime realizado com o uso de veneno.

A descoberta elevou para 22 o número de leões mortos por suspeita de envenenamento desde 2010 no parque Rainha Elizabeth, um dos mais famosos de Uganda, onde os grandes felinos são conhecidos por sua habilidade incomum de subir em árvores.

Apesar da possível prisão perpétua em Uganda para caçadores ilegais que negociam partes de animais, a execução desta pena é bem rara.

Um especialista em crimes contra a vida selvagem disse à AFP que membros de alto escalão do mercado negro de animais frequentemente subornam para fugir de problemas, deixando apenas infratores de menor escalão para enfrentar o tribunal.

Ossos de leão são frequentemente enviados para a Ásia – em particular para o Vietnã e a China – onde são usados ​​para fazer vinho que os consumidores acreditam ter poderes mágicos.

O turismo é uma importante fonte de renda em Uganda, contribuindo com quase 10% do PIB nacional, de acordo com a UWA.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала