As informações foram publicadas pela KCNA, agência de notícias estatal norte-coreana, citada pela agência Reuters.
"O desenvolvimento deste sistema de armas é de grande importância para fortalecer o poder militar do país e dissuadir todos os tipos de ameaças militares", afirmou o militar norte-coreano de alta patente, Ri Pyong Chol, que supervisionou o teste.
"Este é o resultado: a Coreia do Norte decidiu reagir de modo tradicional", ressaltou o analista https://t.co/ZZxiH3S3Eq
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) March 25, 2021
A KCNA disse que os dois mísseis atingiram com precisão um alvo a 600 km da costa leste da Coreia do Norte. As autoridades japonesas e sul-coreanas estimaram que os mísseis trafegaram por cerca de 450 km. Essa foi a primeira vez que a Coreia do Norte faz um lançamento de mísseis balísticos desde março de 2020.
O presidente dos EUA, Joe Biden, disse nesta quinta-feira (25), que está disposto a fazer "alguma forma de diplomacia" com a Coreia do Norte.
O líder norte-americano destacou, no entanto, que quaisquer negociações com a Coreia do Norte têm como condição a conclusão da desnuclearização no país.
"Também estou preparado para alguma forma de diplomacia, mas tem que ser condicionada ao resultado final da desnuclearização", disse Biden em sua primeira entrevista coletiva.