O astrônomo e matemático italiano Claudio Maccone possui um plano para proteger a Terra de asteroides que potencialmente podem acabar com a vida no nosso planeta. O cientista começou a elaborar estudar o assunto há anos. Na segunda-feira (22), o estudioso publicou um novo artigo, afinando a sua teoria de que a melhor solução seria o lançamento de mísseis no espaço contra os corpos celestes.
Em 2002, Maccone elaborou pela primeira vez os fundamentos de como os mísseis estacionados nos pontos de lagrangianos entre a Terra e a Lua, pontos no espaço onde a gravidade da Terra e da Lua efetivamente se cancelam, podem ser usados para desviar asteroides.
"Um número suficiente de mísseis poderia então ser lançado em uma sequência a partir dos pontos lagrangianos Terra-Lua L1 e L3, com o resultado de que a soma de todas essas pequenas e repetidas deflexões finalmente lançará o NEO [sigle em inglês para Objeto Perto da Terra] de sua hipérbole de colisão com a Terra", escreve Maccone no artigo.
No novo estudo, o astrônomo italiano apresenta cálculos matemáticos atualizados sobre como funcionaria o sistema, expandindo-o a um projeto que permite a detonação automática de uma série de mísseis para garantir a segurança da Terra e o desvio ou destruição definitiva do NEO.
Maccone solicitou uma patente para o software que modela esses desvios que os mísseis disparados no espaço realizam nos NEO, mas ele observa que ainda há mais trabalho a ser feito.
"Muitos detalhes de engenharia sobre os mísseis disparados de L1 e L3, no entanto, ainda precisam ser implementados em nossas simulações, em parte porque são secretos", explica.