Ataque a navio iraniano foi realizado por Israel, diz NYT

© AP Photo / Ariel SchalitMarinheiros israelenses passam por cartaz de submarino no porto de Haifa, Israel
Marinheiros israelenses passam por cartaz de submarino no porto de Haifa, Israel - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2021
Nos siga no
Israel notificou os Estados Unidos de que suas forças atacaram o navio iraniano Saviz nesta terça-feira (6), no mar Vermelho, informou o jornal The New York Times, citando um funcionário do governo americano não identificado.

Mais cedo, surgiram relatos de que um navio de carga do Irã, o Saviz, havia sido atacado no mar Vermelho por um míssil ou uma mina. Não houve, no entanto, confirmação oficial de Teerã sobre o ataque relatado.

De acordo com a fonte citada pelo New York Times, os israelenses teriam descrito o ataque como "uma retaliação pelos ataques iranianos anteriores a navios israelenses". O funcionário também observou que o Saviz havia sido danificado abaixo da linha d'água. 

​Ainda segundo a mesma fonte, seria possível que o ataque tivesse sido adiado para que um porta-aviões norte-americano que se encontrava na área, o Dwight D. Eisenhower, pudesse se distanciar do local da ocorrência. Nesse momento em questão, o porta-aviões estava "a cerca de 320 quilômetros de distância".

Em declarações ao The Hill, a porta-voz do Pentágono Jessica L. McNulty confirmou que os EUA estavam cientes do incidente mas negou a possibilidade de participação de forças americanas na ação. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала