Anteriormente, o canal de televisão CNN falou do "poderio militar sem precedentes" da Rússia no Ártico e demonstrou imagens de satélite da empresa Maxar, que revelam instalações russas novas e modernizadas na região. O representante oficial do Pentágono, John Kirby, afirmou que os Estados Unidos acompanham com muita atenção a atividade da Rússia no Ártico e pretendem defender seus interesses nacionais nessa região.
"O comandante supremo considera realmente a presença militar russa no Ártico um elemento absolutamente necessário do desenvolvimento militar. A zona do Ártico é uma região importantíssima da Federação da Rússia. Uma questão que está relacionada tanto com nossas fronteiras como com nossa zona econômica."
"O potencial econômico tem aumentado de ano a ano. Vocês sabem que existem planos alargados de desenvolvimento na zona ártica, tudo isso está sendo concretizado de maneira consistente", afirmou Peskov quando perguntado sobre a importância que o presidente Vladimir Putin atribui à presença militar russa no Ártico.
"Quanto à preocupação dos colegas norte-americanos, aqui não devemos esquecer que os próprios Estados Unidos nunca desistiram da presença na zona ártica, nunca diminuíram sua atenção dispensada à região ártica. E nós sempre registramos isso e também nos baseamos no fato de que nós igualmente não devemos ignorar esta região importantíssima", acentuou.