A fonte na chancelaria turca afirmou à Sputnik que as duas embarcações militares norte-americanas, após passarem pelo Bósforo, ficarão no mar Negro até 4 de maio.
"Segundo os dados obtidos do lado norte-americano, os dois navios deverão entrar no mar Negro sucessivamente em 14 e 15 de abril e voltarão em 4 e 5 de maio", informou a fonte no Ministério das Relações Exteriores.
Segundo a Convenção de Montreux, os Estados Unidos são obrigados a informar a Turquia sobre a passagem de seus navios militares pelo estreito do Bósforo e de Dardanelos.
A Convenção de Montreux sobre o Regime dos Estreitos, assinada em 1936, garante a livre passagem de embarcações mercantes em tempos de paz e restringe a passagem de navios militares que não pertençam a estados ribeirinhos do mar Negro. Neste último caso, os navios de guerra só podem permanecer em águas do mar Negro 21 dias, possuindo restrições de classe e tonelagem.
Anteriormente, a emissora CNN citando fontes militares revelou que os EUA estão ponderando a possibilidade de enviar dois navios ao mar Negro nas próximas duas semanas devido ao alegado "aumento da atividade militar russa" na fronteira com a Ucrânia. Segundo a lei, os EUA devem informar a Turquia sobre suas intenções 14 dias antes de enviar as embarcações.