"Lamento profundamente este incidente. Se fosse possível, eu teria regressado e consertado isso. Isso foi um incidente chocante", disse Michel em entrevista à revista Handelsblatt.
"Eu não escondo que desde então durmo mal de noite, já que essas cenas se repetem sucessivamente em minha cabeça. Eu temia que se eu reagisse de alguma maneira, provocaria um incidente ainda pior", confessou o chefe do Conselho Europeu.
A reunião entre o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, ocorreu em Ancara no dia 6 de abril. Entretanto, de acordo com as imagens de vídeo, na sala da reunião havia apenas duas cadeiras em frente às bandeiras turca e europeia.
Michel e Erdogan sentaram-se nas cadeiras, enquanto von der Leyen olhava para os dois e expressava seu espanto com um "ehm" e um gesto de decepção. A chefe da Comissão Europeia, então, teve que se sentar em frente do chanceler turco, Mevlut Cavusoglu, que, de acordo com o protocolo diplomático, tem um posto inferior ao dela.
O porta-voz da Comissão da União Europeia, Eric Mamer, falou sobre o incidente, anunciando que Ursula von der Leyen já instruiu sua equipe para tomar as medidas necessárias a fim de prevenir situações semelhantes em futuras visitas internacionais.